Sem pressa…

Hoje eu sentei para tomar um café em uma dessas lojinhas fofas. Eu estava feliz, tranquila, plena. Na minha frente, uma mãe, uma avó e uma menininha de uns 8 anos. A garçonete estava sozinha e parou, primeiro, para atender as três mulheres. O diálogo começou com a menininha falando: “moça, você tem aquela água com gás que é natural?”. A garçonete não entendeu. A menininha continuou: é uma água gaseificada naturalmente, é só essa que eu tomo.

Neste momento eu já tinha olhado para o relógio 2 vezes e estava alimentando um ódio mortal pela menininha. Gaseificada naturalmente? Pelo amor de Deus… você tem 8 anos!!! Levantei ( acho que bufei, como uma amiga minha diz que eu faço com frequência) e fui pedir meu café direto no balcão. A  conclusão?

Eu sou impaciente. (quase) Tudo tira minha paz. Lerdeza me estressa. Pessoas que demoram para decidir se vão comprar mussarela ou queijo prato, se estão na minha frente na fila, me dão nos nervos. Não entra na minha cabeça sofrer para decidir a cor do esmalte. O que vai efetivamente mudar se a cor escolhida não for a mais incrível da sua vida? Gente, daqui 4 dias sua unha estará toda cagada anyway e, em 7 dias, no máximo, a vida te dará mais uma oportunidade de escolher a cor certa.

Mas, por essas e outras, que minha unha nunca está perfeita. Afinal, eu também não tenho paciência para esperar o esmalte secar e sempre, mas sempre mesmo, acabo dando uma esbarradinha em alguma coisa. Bufo no estacionamento quando o carro da frente respeita a placa de “ande a 10km/h” e morro de ódio da pessoa que está no provador decidindo a 20 minutos se aquela calça deixa seus quadris largos ou não. Filha, se você olhou no espelho e isso passou pela sua cabeça, sim, ela deixa seus quadris largos. Agora apenas decida se isso é bom ou ruim. Ponto final.

Simplesmente não tenho paciência. E isso quer dizer que o mundo inteiro está errado e eu estou certa? Mas é claro que não. A menininha de 8 anos tem direito de querer a água gaseificada naturalmente e tenho certeza que o dinheiro da manicure da mulher que escolhe bem o esmalte e espera o maldito secar direitinho é muito mais bem gasto que o meu. Quem anda a 10km/h no estacionamento está fazendo a coisa certa e, talvez, mas só talvez mesmo, aquela calça que deixa seus quadris largos mereça uma oportunidade.  Não ter pressa é uma dádiva e eu realmente gostaria de ser mais calma, mais plena e adoraria conseguir me controlar para que as coisas bobas não roubassem a minha paz.

Sei que precisaria desacelerar, prestar mais atenção nas coisas, respirar, contar até 10. Nem sempre é bom ser a primeira pessoa a chegar em qualquer lugar, é horrível não saber se maquiar simplesmente porque não aguenta ficar 5 minutos na frente do espelho e é uma estupidez não esperar o ovo cozinhar direito porque demora muito para ficar pronto. Agir por impulso é desaconselhado em inúmeras situações (tantas que renderiam mais um posto apenas falando sobre isso) e, diversas vezes, enfiei os pés pelas mãos porque simplesmente não pensei direito.

Por outro lado, vez ou outra, eu ganho com isso. Ganho porque simplesmente escolho. Ganho porque chego rápido, ganho porque não ligo se as coisas não estão perfeitinhas, ganho porque a vida passa rápido, muito rápido. Então, se você é da turma que se identificou com o “sofrimento do esmalte”,  da próxima vez em que estiver penando para tomar uma decisão, pare e pense: será que isso vai mesmo mudar a sua vida? Às vezes, também é uma delícia fazer e pensar depois.

Anúncios

Um comentário sobre “Sem pressa…

  1. Lígia Menezes disse:

    Perfeito, me vi em diversas situações. Sou o contrário de perfeccionista, mas isso nem sempre é bom. Aliás, muita coisa que faço depois percebo que fiz mal feita, sabe? To aprendendo a desacelerar… mas tem coisa que realmente não dá! hahaha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s